Zumbis no Buraco do Coelho

Contos de fadas e histórias infantis fizeram uma invasão nos temas de filmes adultos. O clássico conto da Cinderela, por exemplo, chegou a ser modernizado em um filme sobre uma garota de programa e um homem rico (Uma Linda Mulher). No entanto, nem todos esses temas infantis são flagrados pelo público. Alguns dos filmes modernos têm esses temas entrelaçados sob a história principal. Um segundo exemplo disso é o filme de Paul W. S. Anderson, Resident Evil - O Hóspede Maldito (2002) que tem elementos de "Alice in Wonderland" (Alice no País das Maravilhas) sutilmente entrelaçados tanto através dos cenários quanto dos personagens. 

Esses elementos eram, na verdade, uma tentativa do diretor fazer de Resident Evil uma alusão à popular história infantil. A maioria do público deixa de notar as semelhanças entre o filme e o romance, embora Anderson compara dois ou mais elementos distintos, destacando algumas semelhanças. Estes elementos estão em ambos os cenários e traços de personalidade. Porém, esses componentes não distraem a atenção da história principal. O filme mostra uma mulher com amnésia e uma equipe de comando militar lutando contra um supercomputador que matou um laboratório inteiro de pessoas, e há ainda os zumbis feitos a partir de um vírus que o supercomputador estava tentando evitar que escapasse do laboratório.  

Nota-se que, ao longo de Resident Evil, há uma abundância de padrões de tabuleiros nos cenários. O mais óbvio deles é o logotipo da Umbrella Corporation, com sua alternação padrão de vermelho e branco. Há também padrões de tabuleiros sobre os pisos de corredores da mansão e no banheiro onde Alice acorda. Esta é uma referência direta à história "Through the Looking-Glass" (Alice Através do Espelho), mapa que descreve cada um dos encontros de Alice no País das Maravilhas com personagens diferentes que se movem como num tabuleiro de xadrez. Além do logo, todos os padrões de xadrez são destaques na mansão. O contraste entre vermelho e branco do logotipo da Umbrella Corporation é mais gritante que o piso xadrez, destacando-se como muito mais importante do que os outros. Isso sugere que a empresa, e não os zumbis ou o supercomputador, é o verdadeiro inimigo de Alice. Outra forma que o significado da importância do tabuleiro de xadrez é mencionado é depois que Kaplan, um membro da equipe militar, contorna as ordens da Rainha Vermelha para que ela possa ser desligada. Ele diz "xeque-mate", considerando que seu caminho até a Rainha chegou ao fim. Alem do mais. Kaplan está sempre preocupado com o tempo, assim como o Coelho Branco o faz na história infantil.

Pisos com padrão de tabuleiro de xadrez
Outra definição que faz alegoria à "Alice in Wonderland" é o caminho que Alice e sua equipe de comando fazem para descer até a Colmeia. A passagem secreta que os leva para o laboratório subterrâneo está escondido atrás de uma porta espelhada (literalmente "através do espelho"). Eles têm que passar por ela para chegar ao seu objetivo, assim como em "Wonderland", em que Alice tinha que ir "através do espelho" para entrar na Casa do Espelho. O espelho é supostamente para refletir o ambiente de ambas casas das Alices, em vez disso, torna-se entrada para algum lugar desconhecido ou esquecido pelas personagens femininas. Em seguida, a equipe desce de trem para um eixo subterrâneo onde no final está a Colmeia. O trem, que é um outro objeto normal, deixa Alice e a equipe à um quilômetro e meio abaixo da superfície, não sabendo eles o que esperar. Isto é muito semelhante ao começo de As Aventuras de Alice no País das Maravilhas, em que após a personagem-título cair num buraco do coelho, ela começa a se perguntar quantos quilômetros ela caiu antes que ela atinja o fundo. Ambos os cenários ajudam a preparar o espectador para uma viagem à um lugar incomum.

A colocação mais importante em Resident Evil com elementos de Alice no País das Maravilhas é quando a equipe de comando militar e Alice alcançam os laboratórios subterrâneos. A Colmeia, como Wonderland, é subterrânea e de difícil acesso que obriga estranhos ao local, tal como Alice, a torna-se completamente auto-suficientes. Para ambas as histórias, a narrativa ocorre em dois mundos paralelos, um servindo de moldura para o outro. O personagem que por acidente ou intenção entra em um mundo secundário com seu próprio conjunto de regras e padrões. Tanto Wonderland como a Colmeia pegam seres normais e transformam em algo quase perverso na natureza. Em Wonderland, os personagens afetados por isso são animais, como gatos, coelhos e ratos, e assim com pessoas como o Chapeleiro Maluco e a Duquesa. Na Colmeia, são os funcionários dos laboratórios que se tornaram distorcidos de  suas mortes precoces e efeitos causados pelo T-Vírus. Outra coisa também afetada por isso é o coelho branco, que como mostrado na memória de Alice, foi utilizado para testar o T-Vírus. E também, há a rota que tem que tomar para chegar na câmara da Rainha Vermelha. Uma vez que são incapazes de pegar o caminho direto para chegar lá, o grupo é obrigado a desviar de laboratórios alagados. Isso é semelhante a quando Alice olha de relance o jardim do País das Maravilhas depois de ter chegado primeiro ao País das Maravilhas. Este jardim, pertencente à Rainha de Copas, é o objetivo inicial de Alice, mas ela também é forçada a encontrar uma rota alternativa já que ela é incapaz de passar pela porta. Em ambos, a Colmeia em si e a navegação pelo lugar, são sutilmente interligados aos elementos do País das Maravilhas.

Os personagens de Resident Evil também têm referências diretas em paralelo com Wonderland. Um desses personagens mais óbvios é a Rainha Vermelha, que é uma representação da Rainha de Copas. As duas não são apenas figuras com tendências homicidas, mas ambas preferem decapitação como seu método de execução. A Rainha de Copas apenas grita por ameaça "Cortem-lhe a cabeça!", principalmente porque o rei sempre perdoa as pessoas ofensivas antes que ela seja capaz de fazê-lo, mas a Rainha Vermelha fez realmente o ato. No início do filme ela faz com que uma dos trabalhadores do laboratório fosse decapitada, ativando o elevador enquanto a cabeça e o pescoço da mulher estavam de fora. A Rainha Vermelha também diz à Alice e à equipe de comando que separar a coluna vertebral, o que pode ser alcançado com decapitação, é uma das únicas maneiras de matar os zumbis. E, quando ela tem Alice, Matt e Rain presos no laboratório, ela pede que Rain seja sacrificada por causa de sua infecção. Alice quase acaba matando-a por decepar a cabeça com um machado. Nestes dois casos, a Rainha Vermelha está tentando manipular os outros a fazerem a decapitação por ela. 

A Rainha Vermelha está holograficamente representando uma criança em Resident Evil, que é uma inversão de Alice no País das Maravilhas, onde é Alice que é a criança. No entanto, como a Rainha Vermelha é um supercomputador, ela deveria ser muito mais inteligente do que Alice ou qualquer integrante do grupo. Além disso, como a Rainha de Copas, ela tem mais de uma vantagem sobre os outros desde que a Colmeia é seu lar e ela conhece o local melhor do que eles. Outra coisa que faz a Rainha Vermelha ser semelhante à Rainha de Copas é sua falta de remorso por aquilo que ela fez. A Rainha de Copas, durante o julgamento do servente, quer "sentença primeiro, veredicto depois", mostrando o quão pouco se importa se o homem é realmente culpado ou não. A Rainha Vermelha diz: "Eu fui uma garota muito, muito má", e quase ri quando define o monstro solto em Spence e não tem nenhuma simpatia por aquelas pessoas que ela matou. Isso se deve possivelmente pelo fato de um computador não poder ser criado para ter ética. Em Resident Evil 3: A Extinção, Alice volta ao cenário da mansão e da Colmeia, projetados em um laboratório subterrâneo. Lá, em referência ao livro Alice Através do Espelho, o supercomputador presente é holograficamente representado também por uma menina, mas nomeada de Rainha Branca, a irmã da Rainha Vermelha, que tem uma personalidade mais pacificadora, embora a Rainha de Copas e Rainha Vermelha sejam diferentes e de histórias distintas.

Hologramas da Rainha Vermelha e Rainha Branca
Alice é outro personagem baseado fora de uma contrapartida de Wonderland. Apesar da ligação óbvia de seu nome, seus paralelos com a outra Alice são numerosos. No início e ao final de Resident Evil, Alice recupera a memória após ter sido drogada pela Rainha Vermelha e, em seguida, pelos médicos da Umbrella Corporation. Alice do País das Maravilhas também é mostrada ao acordar, embora ela estivesse dormindo ao invés de inconsciente, tanto no começo como ao fim da história. Ambas as Alices demonstram uma curiosidade profunda pelo lugar para onde elas foram empurradas. 

Para Alice de Wonderland é mais curioso porque ela acredita que caiu por dentro da terra. Alice de Resident Evil tem uma razão mais importante para ser curiosa porque ela perdeu a memória e não sabe nada sobre onde ela está ou até mesmo quem ela é. No entanto, após cada uma delas descobrirem o tipo de lugar em que elas estão, ambas decidem que prefeririam estar em outro lugar. Alice do País das Maravilhas afirma explicitamente o desejo de estar em outro lugar quando ela diz "eu não quero ir entre pessoas loucas". A Alice de Resident Evil expressa um desejo semelhante quando ela diz "eu não sei se quero me lembrar do que aconteceu aqui". Além disso, as duas lidam com situações em que não estão preparadas para tudo. Elas são desafiadas por figuras de autoridade que as descartam como inofensivas. Enquanto Alice do País das Maravilhas tenta lidar com situações usando a lógica, a outra Alice tem que usar suas habilidades de luta para sair da Colmeia. Esses comportamentos foram tecidos em ambientes de ambas personagens, fazendo um outro contexto que elas compartilham.

Enquanto Anderson não conseguiu fazer dentro de Resident Evil uma alegoria explícita de Alice no País das Maravilhas, as semelhanças entre cenários e personagens dão ao filme mais profundidade do que poderia ter tido em qualquer outro. A colocação de pegar as coisas normais, como o logotipo da empresa, espelhos e trem, e dar a esses objetos ênfase especial é que fazem uma alusão discreta. Os personagens, em especial Rainha Vermelha e Alice, são muito mais complexas do que as figuras bidimensionais comumente presentes na maioria dos filmes de terror por causa de suas peculiaridades óbvias. Ambas as coisas são devidas à interligação entre as histórias de Resident Evil e Alice no País das Maravilhas

Versão adaptada de Cristal Bennett.
Google +

João Paulo Moura

Formado em Jornalismo e apreciador de bons pratos (taurino falando)!

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão postados.
Críticas construtivas serão sempre bem-vindas!